A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram, nesta quinta-feira (20), em Fortaleza, convênio destinado a qualificação profissional e à inserção de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) no setor da construção. A parceria foi selada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante a abertura do Summit CBIC Norte e Nordeste 2025 evento promovido pela CBIC, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), para discutir temas estratégicos do setor.
O acordo formaliza a adesão da CBIC ao eixo de qualificação profissional do Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar as oportunidades de capacitação e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a solenidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a inclusão produtiva e reduzir desigualdades. “Nosso objetivo é criar pontes entre os que mais precisam e as oportunidades de trabalho. A construção civil é um setor estratégico para a geração de empregos, e essa parceria com a CBIC potencializa a qualificação e a inserção profissional dos beneficiários do CadÚnico”, afirmou.
O presidente da CBIC, Renato Correia, reforçou o compromisso do setor com o desenvolvimento social e econômico do país. “A construção civil tem um papel fundamental na empregabilidade e no crescimento do Brasil. Com essa parceria, daremos um passo importante para capacitar novos profissionais, ampliar a oferta de mão de obra qualificada e contribuir para a transformação social por meio do trabalho”, declarou. “Esse projeto vai conectar quem precisa do emprego a quem gera emprego. É um momento grandioso, mostrando que quando o governo trabalha junto com a iniciativa privada muito resultado pode vir “, disse Correia. “Estamos muito motivados por levar para as empresas a oportunidade de conectar as pessoas ao trabalho. Isso vai tirar as pessoas da dependência do Estado e resgatar o orgulho de seguir a vida com pernas e mãos próprias”.
O protocolo estabelece mecanismos de cooperação entre as entidades para viabilizar cursos, oficinas e ações de fomento ao empreendedorismo, além de incentivar empresas do setor a direcionarem oportunidades de emprego e qualificação aos inscritos no CadÚnico. A vigência do acordo se estende até dezembro de 2026, podendo ser prorrogada. Com essa iniciativa, a CBIC e o MDS reforçam seu compromisso com a inclusão socioeconômica e o fortalecimento do setor da construção como um motor de desenvolvimento e geração de oportunidades no Brasil.