Nesta segunda-feira (15), o presidente do Sinduscon e vice-presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Fábio Nahuz, participou da cerimônia para anunciar a ampliação do subsídio para as famílias atendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, sob o comando do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.
O evento aconteceu pela manhã no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Segundo Fábio Nahuz, “a melhoria das condições de financiamento para a região Norte é um pleito do setor e fruto de trabalho técnico produzido pela CBIC, com vistas a fomentar maior equilíbrio regional no desempenho do Minha Casa Minha Vida, trazendo para o programa milhares de famílias que ainda sonham com a casa própria. O diagnóstico e solução que apresentamos ao governo rendeu frutos que terão impacto positivo para o setor, levando a região Norte para uma condição de maior isonomia com o resto do país”.
A ampliação deve ser de 8% a 33% na verba do programa habitacional, que será destinada aos beneficiários da região que desejam adquirir a casa própria, que cumprem os requisitos das Faixas 1 e 2. Inicialmente, o Minha Casa, Minha Vida destinava R$ 6,9 bilhões aos estados do Norte, o equivalente a aproximadamente 10,3% do total do programa, com a mesma proporção para os subsídios.
Segundo o diagnóstico apresentado pelo Ministério das Cidades, os moradores do Norte enfrentam maiores obstáculos para acessar os financiamentos e vê duas razões principais que complicam a análise de crédito das famílias: a predominância da renda informal e o alto custo dos imóveis devido à escassez de oferta e às despesas logísticas com transporte de materiais