Uma noite de celebração! Os 27 alunos da primeira turma do programa Canteiro Escola estão prontos para o mercado de trabalho! A formatura deles foi realizada na noite desta quarta-feira (6), no Teatro João do Valle. Os recém-formados tiveram 400 horas aula em cada curso e agora podem exercer as funções de pedreiro ou pintor, especialmente em áreas de preservação de bens culturais, como o Centro Histórico de São Luís, por exemplo. O programa é coordenado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O diferencial do programa, além da qualificação da mão de obra do setor da construção civil, é a preocupação com as especificidades dos bens culturais protegidos por lei. Em sua primeira edição, o Programa Canteiro Escola atuou no Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande. A construção é do início do século XIX com fachada colonial, considerado o mais antigo mercado de São Luís. A edificação integra o conjunto tombado pelo Governo Federal. Entre os serviços que foram realizados no mercado estão intervenções em sua fachada, que contemplam reboco, beirais, esquadrias, grades e pintura.
O programa conta ainda com parceria de apoiadores como Eneva, Alfa, Equatorial, Escudo, MRV, Canopus, Dimensão, B20, Constans, Helal, Vale, Silveira, Alumar.