As comunidades do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão) seguem recebendo diversas ações de saúde e de cidadania promovidas pelo TUP Porto São Luís. E agora passam a contar também com a volta de cursos profissionalizantes, com o objetivo de capacitar a mão de obra local para a futura inserção desses profissionais nas obras de construção do empreendimento, assim como para estarem disponíveis também para a ampla integração no mercado de trabalho.
Os cursos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras haviam iniciado em 2020 no projeto Comunidade Ativa em parceria com o Sinduscon- MA e Senai-MA, mas foram interrompidos em virtude da atual pandemia. Agora, voltaram a ser oferecidos, cumprindo- se todas as exigências dos protocolos sanitários. O retorno das aulas desses dois cursos ocorreu no último dia 10 de janeiro, com programa que prevê aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 160 horas. Esses cursos profissionalizantes são voltados para jovens e adultos das comunidades do entorno do empreendimento, para atender às futuras vagas de empregos, que serão geradas quando as obras iniciarem, como também possibilitar a capacitação dos participantes para as demais oportunidades do mercado de trabalho no Maranhão.
“A prioridade do Porto São Luís é empregar maranhenses, e preferencialmente pessoas da própria comunidade, nas diversas vagas de empregos que serão geradas na fase de obras. Temos essa parceria com o Senai-MA, com apoio do Sinduscon-MA, para oferecermos gratuitamente esses cursos profissionalizantes para formar profissionais nas áreas que serão demandadas. Desenvolver as pessoas da comunidade é também uma missão social do empreendimento e uma prioridade”, declarou Thomaz Baker, gerente de Obras do Porto São Luís.
Atualmente, as aulas estão sendo realizadas na sede do empreendimento em local aberto e ventilado, com uso de máscaras por todos, além de área para lavagem de mãos, álcool em gel, máscaras descartáveis, e material individualizado, entre outros cuidados. O encerramento dessas duas turmas tem previsão para o próximo dia 15 de fevereiro.
A capacitação profissionalizante e a geração de empregos são também demandas da comunidade, e sempre lembradas nas reuniões comunitárias em que representantes do empreendimento participam. Assim, novas turmas já estão sendo organizadas para a oferta de mais oportunidades.
“Em atendimento às demandas da comunidade, já foram iniciadas tratativas junto ao Senai-MA para a abertura de mais duas turmas, sendo uma do curso de Pedreiro de Alvenaria e outra do curso de Carpinteiro de Obra; que devem acontecer após o encerramento das turmas atuais. Esse processo está sendo organizado pela nossa equipe social. Mas o início das aulas dessas novas turmas já está previsto para a data de 21 de fevereiro em diante”, explicou Thomaz Baker.