O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão – SINDUSCON-MA tem orientado seus associados e acompanhado as atividades do setor no estado. A entidade tem disseminado boas práticas, compartilhando ações eficazes para proteger e dar segurança ao trabalhador do setor, e criou um canal de relacionamento para atender às demandas das empresas.
Por meio de uma entrevista concedida ao jornal Fala Maranhão, da TV Cidade, no dia 17 deste mês, o presidente do Sinduscon-MA ,Fábio Nahuz, ressaltou o posicionamento e as medidas empreendidas pelo sindicato.
“Os impactos causados pela atual crise têm sido fortes na indústria. Por esse motivo, temos procurado oferecer o direcionamento necessário aos empresários, por meio do fornecimento de cartilhas de orientação, apresentação das medidas tomadas pelos governos municipais e federais, e também, realizando as intermediações necessárias a fim de minimizar esses impactos”, afirmou.
Inúmeras são as boas práticas já identificadas no setor. Bons exemplos são da Canopus Construções e da Construtora Escudo. Nos seus canteiros, o esforço contra a COVID-19 envolve o esclarecimento e cuidado preventivo. As empresas adotaram como rotina, entre outras medidas, o reforço da higienização dos ambientes de trabalho, além da medição diária da temperatura do funcionário desde sua chegada ao campo, flexibilização dos turnos de trabalho e reorganização de refeitórios e demais ambientes para evitar aglomerações.
Durante o período de pandemia, o Sinduscon-MA também elaborou junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sindconstrucivil-MA um novo termo aditivo para a Convenção Coletiva de Trabalho 2020. De acordo com o presidente Fábio Nahuz, o objetivo é adequar a convenção à MP 936, no intuito de preservar as empresas e empregos, em meio à crise ocasionada pela pandemia da COVID-19. “Qualquer ação que leve à manutenção do trabalho é em benefício do trabalhador. Sabemos do seu valor e que nossa indústria só funciona se ele estiver preservado. Além disso, nossas empresas estão aprofundando suas ações de segurança e saúde do trabalhador nos canteiros para proteger sua mão de obra e contribuir no esforço pela prevenção e contenção do contágio pelo coronavírus”, destacou.