Alunos do Programa Canteiro Escola participam de Tour pelo Centro Histórico da capital
Conhecer o centro histórico de forma dinâmica e interativa, abordando as especificidades dos casarões coloniais e reforçando o sentimento de orgulho e de preservação do patrimônio arquitetônico da capital, foi o objetivo do Tour realizado pelos alunos do Programa Canteiro Escola, nesta terça-feira (07), pelas ruas do Centro Histórico de São Luís.
A visita foi guiada pela professora e arquiteta da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Rose Barbosa, que de forma descontraída realizou uma verdadeira aula ao ar livre.
“Trazer essa vivência da sala de aula pro campo é essencial para que eles entendam o que iremos aplicar na prática durante o curso. De forma simples vamos mostrando prédios, olhando detalhes e fazendo essa interação entre o passado e o presente do estilo Art Déco e Neoclássico dos Palácios que serão revitalizados”, ressaltou a professora.
Durante o percurso os alunos aprenderam sobre a arquitetura dos casarões, a cultura da cidade, quais as matérias-primas e os detalhes de cada estilo arquitetônicos.
Para Fábio Roberto dos Santos, aluno do Canteiro Escola, a visita foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na sala de aula.
“Foi uma oportunidade incrível de conhecer um pouco sobre a arquitetura da nossa cidade e saber mais referências dos locais em que participaremos da revitalização”. Afirmou.
Eles também identificaram os matériais construtivos dos monumentos, os danos que acontecem neste tipo de edificação e os tratamentos específicos para cada um.
A Joyce Maria da Cruz falou sobre a oportunidade de olhar de outra forma a cidade em que nasceu. “Nunca tinha reparado na arquitetura da nossa cidade. O mais legal foi reconhecer o que estudamos na sala nas construções em que visitamos”, disse.
O Tour é está dentro do calendário de atividades que serão realizadas durante o curso do Canteiro Escola para os alunos das turmas de pedreiros e pintores.