• HISTÓRICO
  • ESTATUTO SOCIAL
  • DIRETORIA
  • MISSÃO, VISÃO E VALORES
  • WEBMAIL
  • GUIA DE FORNECEDORES
  • HISTÓRICO
  • ESTATUTO SOCIAL
  • DIRETORIA
  • MISSÃO, VISÃO E VALORES
  • WEBMAIL
  • GUIA DE FORNECEDORES
SINDUSCON-MA SINDUSCON-MA
  • HOME
  • CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
  • CUB – CUSTO UNITÁRIO BÁSICO
  • IVV – ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS
Menu
  • HOME
  • CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
  • CUB – CUSTO UNITÁRIO BÁSICO
  • IVV – ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS
loading...
Home Notícias do Setor AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA
AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA

AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA

Imprimir Email

AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA

“Escolhi o curso de pedreiro porque me identifico muito com essa profissão e acredito que, com capacitação, conseguirei entrar no mercado de trabalho com a experiência e conhecimentos necessários. Ser reconhecido pela qualidade do meu serviço é um dos meus sonhos”. Esse é Wesley Lucas, de 19 anos, aluno da segunda edição do Programa Canteiro Escola, que participou da aula inaugural nesta segunda-feira (06), no Palácio do Comércio, na capital. O projeto tem como objetivo social formar mão-de-obra especializada para a construção civil, gerando oportunidade de emprego e renda, além da revitalização do Centro Histórico de São Luís.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), através do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), com o apoio do SESI, SENAI, SEBRAE, FECOMÉRCIO, ACM-MA e das empresas Escudo, Alfa, B2O Partners, Cimento Bravo, Eneva e Gomes Sodré.

“Quero agradecer a todos os parceiros que abraçaram essa ideia conosco. Esse será um curso de qualificação e aperfeiçoamento, que abrirá um importante espaço no nosso mercado, que atualmente se encontra carente de bons profissionais. A primeira edição foi um sucesso! Tenho certeza de que essa também será, e levaremos esse grandioso projeto para o Brasil inteiro.”, ressaltou em seu discurso o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.

Nesta etapa, 60 alunos participam do Programa, distribuídos entre as funções de pedreiro e pintor, com 640 horas de aulas teóricas e práticas. Eles também receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00, alimentação, vale-transporte, fardamento e, na conclusão do curso, o certificado emitido pelo SENAI. Juntos com seus professores, eles terão a missão de revitalizar os Palácios Arquiepiscopal e do Comércio, importantes símbolos do Patrimônio Cultural da Humanidade de São Luís.

Durante a cerimônia, onde estiveram presentes autoridades, representantes das entidades realizadoras e das empresas parceiras, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, destacou a importância social e cultural do Canteiro Escola. “São Luís é considerada Patrimônio Mundial exatamente por causa do seu centro histórico rico em cultura e arquitetura. Aos alunos, peço que se mantenham firmes no curso, pois nossa intenção é ampliar as revitalizações no nosso acervo. Para isso, precisamos de mão-de-obra qualificada no mercado da construção civil. Nossa intenção é que os empregos fiquem com as pessoas daqui, e o projeto é uma importante ferramenta para que isso aconteça”, afirmou.

Emocionado, o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, agradeceu o apoio das empresas e órgãos que lutaram pela realização do Canteiro Escola. “Poder participar da revitalização do Palácio do Comércio, que tem um grande significado, especialmente para mim, que acompanho a importância dele paro nosso setor e sociedade, é muito gratificante. Essa é uma batalha que estamos saindo vencedores, graças à dedicação de todos aqui. Esse curso foi feito para os alunos, e trará benefícios para nossa cidade com pessoas capacitadas e empenhadas em sua conservação. Deixo aqui o meu convite para que os demais amigos empresários abracem essa ideia e participem junto conosco”, declarou.

 Após a solenidade da aula inaugural, alunos e autoridades foram convidados a conhecer as instalações do Canteiro Escola na sede da Associação Comercial do Maranhão. Um andar inteiro do prédio da ACM foi reservado para o Programa e foi dividido entre sala de aula, vestiários femininos e masculino, refeitórios, sala de professores e almoxarifado.

“A revitalização de dois grandes monumentos para nossa cidade é um grande marco para nossa história. Estamos todos de parabéns por esse grande projeto com grande valor para nós e para as futuras gerações”, declarou a vice-presidente da ACM, Magnólia Rolim.

Como parte do calendário prático das aulas, os alunos já farão um tour pelo Centro Histórico da capital, nesta terça-feira (07), junto com professores do SENAI. O objetivo é abordar as especificidades dos casarões coloniais e reforçar o sentimento de orgulho e de preservação do patrimônio arquitetônico da capital patrimônio da humanidade.

“A responsabilidade pela conservação e recuperação de dois monumentos – que são verdadeiros ícones da nossa cidade Patrimônio Mundial e guardam memórias estimadas de nosso passado – estão nas mãos de cada um dos alunos. Vamos entregar os dois palácios recuperados e teremos orgulho da nossa cidade e dos formandos, que estarão prontos para galgar novos oportunidades profissionais”, enfatizou a presidente da FUMPH, Kátia Bógea.

Palácio Arquiepiscopal

O Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, compõe um conjunto arquitetônico de importante valor histórico e artístico. Construído no século XVII, é um dos mais simbólicos monumentos do Centro Histórico da capital.

Edificado em 1627 pelos jesuítas para sediar o Colégio e Igreja de Nossa Senhora da Luz, este imponente conjunto foi palco da história do Maranhão por meio da ação de homens da grandeza dos padres António Vieira e João Felipe Bettendorf.

A partir de 2014, o segundo pavimento do Palácio Episcopal passou a abrigar o Museu de Arte Sacra, onde está guardando um valioso acervo de objetos de arte sacra e jesuíta.

Palácio do Comércio

O Palácio do Comércio, importante edificação da arquitetura art décor, foi inaugurado em 1943 para abrigar a sede da Associação Comercial do Maranhão e o Hotel Central, uma referência nos anos 50. Alguns de seus ambientes sofreram alterações em reformas e adaptações para outros usos, mas ainda é possível notar sua construção original nos últimos pavimentos.

Atualmente, o térreo é ocupado por lojas de segmentos diversificados, além do hall da recepção da Associação Comercial e de um auditório, com mobiliário de época.

  • AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA
    Anterior

    Pesquisa aponta crescimento nos Indicadores Imobiliários de São Luís

  • AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DA 2ª EDIÇÃO DO CANTEIRO ESCOLA
    Próximo

    Alunos do Programa Canteiro Escola participam de Tour pelo Centro Histórico da capital

Av Jerônimo de Albuquerque, SN, Casa da Indústria Albano Franco, Bequimão, 4° Andar, CEP: 65060-645, São Luís, MA

Fone: (98)99148.6380 (Whatsapp) - E-mail: gabinetesindusconmaranhao@gmail.com