Em virtude do período de pandemia da covid-19, o evento aconteceu de forma remota e foi transmitido por meio do canal do sindicato no You Tube.
Para celebrara a tradicional festa de São João no estado, o Sinduscon-MA realizou na noite da última sexta-feira (3), o “Arraiá da Indústria”, uma live solidária que também teve o intuito de arrecadar doações para o Instituto Antônio Brunno e Fundação Antônio Dino, casas de apoio a pessoas acometidas por câncer.
A realização recebeu o apoio da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), assim como do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), por meio de suas mantenedoras: Vale, Alumar, Solar- Coca-Cola, Eneva e Cemar.
“Para nós do SESI é uma satisfação participar deste momento destinado a levar alegria e lembrar a cultura do nosso estado. O Maranhão também é cultura e nesse momento de crise, ao lado dos trabalhos que temos desenvolvido em parceria com o sindicato no combate à Covid-19, promovemos esse evento para relembrar os bons tempos da nossa terra”, afirmou o superintendente do SESI, Diogo Lima.
Em virtude do período de pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2), o evento aconteceu de forma remota e foi transmitido por meio do canal do sindicato no You Tube: Sinduscon Maranhão. Entre as atrações, a programação contou com a participação do Boi de Axixá, que abriu a sequência de apresentações, além do cantor maranhense Roberto Ricci e do Bumba-Boi de Maracanã que encerrou a noite com o tradicional repertório de músicas do grupo cultural.
A noite, no entanto, foi iniciada em clima de pesar com a homenagem, conduzida pela apresentadora Geize Soares, ao ex-assessor jurídico da FIEMA, Sr. Gentil Augusto Costa, que morreu no dia 2 de julho. O momento solene relembrou a dedicação e responsabilidade de Costa ao atender demandas não apenas da federação, mas de todos os sindicatos.
As homenagens se estenderam ainda a alguns nomes como o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, que recebeu um certificado em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da preservação do Patrimônio Cultural do estado do Maranhão; a técnica do patrimônio Imaterial do IPHAN, Isaurina Nunes. E ainda, a ex-presidente do órgão, Kátia Bógea, pelo comprometimento e dedicação, durante o período em que presidiu o IPHAN.
Na ocasião, a presidente do Conselho do Comunidade Ativa, Lívia Viana, falou sobre o projeto que atende empresários, trabalhadores e comunidade, e destacou também o projeto “Ela na Obra”, outra ação que conta com o apoio do SINDUSCON-MA e Sindconstrucivil, cujo objetivo é capacitar mulheres para o mercado de trabalho no setor da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Montagem e Manutenção Industrial.