A Caixa Econômica Federal publicou, nesta quinta-feira (8), o estudo de “correspondência das referências Sinapi com a norma de Classificação da Informação na construção civil (NBR 15.965)”. Com o intuito de dar continuidade ao processo de aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), a consulta pública do conteúdo segue aberta por mais 30 dias.
A NBR 15.965 apresenta um sistema de classificação que se propõe a padronizar, no âmbito Brasil, a nomenclatura utilizada na indústria da construção civil.
Segundo texto publicado pela Caixa, “a consulta pública visa informar aos usuários do Sinapi sobre a proposta de classificação/agrupamento dos insumos e composições que compõem seu banco, além de disponibilizar o primeiro lote de insumos já classificados para conhecimento e três comentários por usuários e outros interessados no tema. A intenção é tornar público este primeiro trabalho para avaliarmos as críticas e na sequência podermos definir os próximos passos”.
O 1º lote insumos é composto por materiais de uso comum, que possibilitam a aplicação do método sem muitos obstáculos como as seguintes classes abaixo:
- Aço
- Artefatos de concreto
- Cimentos
- Cobertura
- Estruturas
- Ferro
- Tijolos e blocos
Para acessar o material completo com a intenção da Consulta Pública, clique aqui.
Outros materiais estão disponíveis através dos links abaixo:
Apresentação: https://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-consulta-publica-2/Texto_Apresentacao_Correspondencia.pdf
Descrição de insumos: https://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-consulta-publica-2/Lote_1_SINAPI_INSUMOS_Classificacao_Publicacao.xlsx
Mais informações poderão ser obtidas em www.caixa.gov.br/sinapi ou pelo e-mail gepad02@caixa.gov.br.