Durante a manhã de ontem (24), os alunos de curso de pedreiro do Canteiro Escola foram levados pela equipe organizadora do projeto ao SESI Clínica para a realização de exames médicos a fim de garantir um aprendizado mais seguro, por meio da preservação da saúde.
A realização de exames e de aulas teóricas compreende a primeira etapa de desenvolvimento do projeto, que teve as atividades iniciadas, oficialmente, nesta segunda-feira (22) com o evento de inauguração realizado no prédio onde serão ministrados os cursos oferecidos.
“Como sempre digo, a Construção Civil é um vetor de crescimento da economia e não uma consequência, e pra que este setor continue crescendo, a capacitação profissional é indispensável. Este é o objetivo do Canteiro Escola, funcionar como um laboratório de formação de profissionais qualificados para entrar no mercado de trabalho, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou o presidente Fábio Nahuz.
O Canteiro Escola é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Sinduscon-MA, Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) junto ao SESI, SEBRAE e SENAI. Paralelo ao objetivo de capacitar mão de obra para a Construção Civil está a preservação do centro histórico, uma vez que os casarões desta região passarão por obras de revitalização executadas pelos alunos dos cursos de pedreiro e pintor ofertados.
“Pra mim, esse curso se faz relevante por nos capacitar, enquanto profissionais, e por nos oferecer uma porta de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que muitas pessoas ficaram sem emprego devido à pandemia. Além disso, é importante ressaltar que é uma honra para nós contribuir para conservação e preservação do patrimônio da nossa cidade”, afirmou a primeira aluna do curso de pedreiro, Josiane Mendes.
Durante a vigência do projeto, que deve durar quatro meses, os alunos serão assistidos por benefícios como auxílio transporte e alimentação, fardamento e fornecimento de EPI’s.