SÃO LUÍS – Rodadas de negócios com empresas nacionais e internacionais fazem parte da programação da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA, em maio, com correalização do Governo do Estado, Fecomércio e Sebrae.
“A nossa intenção é aproximar empresários maranhenses das empresas nacionais e internacionais com as rodadas de negócios. Será um momento de oportunidades”, destaca o superintendente da FIEMA, César Miranda.
Donos de grandes e pequenos negócios terão acesso, durante os quatro dias de evento, às informações sobre como fornecer e apresentar seus serviços e produtos na feira para empresas de porte nacional e internacional, sendo as atividades nacionais conduzidas com a expertise do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da FIEMA (PDF Maranhão) e as internacionais pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA. “É fundamental para os fornecedores maranhenses ter um canal que possa intermediar suas relações com grandes empresas. Este é um dos trabalhos do PDF, que tem feito a diferença para quem se cadastra no programa. E o CIN abre essa possibilidade de negociar com empresas de outros países. Tudo isso estará à disposição do empresariado maranhense na Expo Indústria 2022”, analisa o gestor do PDF-MA pela FIEMA, Carlos Jorge Taborda, que também coordena as ações do CIN.
A Expo Indústria Maranhão tem entre seus objetivos promover um ambiente perfeito para a geração de novos investimentos, apresentar as tendências e tudo que há de relevante no setor da indústria. Segundo Taborda, os encontros de negócio são fundamentais para a inserção das empresas locais em um contexto favorável de negociação com grandes players.
“Mesmo fora da Expo Indústria, o PDF promove rodadas de negócios para aproximar fornecedores dos grandes compradores. Esses eventos costumam ser espaço também para que as próprias empresas locais se conheçam e troquem contatos. Hoje, por exemplo, temos uma experiência com seis empresas locais que participaram de rodadas de negócios, fecharam boas parcerias, e diante da importância e relevância do trabalho do PDF, resolveram se tornar apoiadoras do programa”, ressalta Taborda.
PDF – O programa PDF Maranhão é gerido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), e é mantido pelas indústrias Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, SOLAR Coca-Cola e Vale, além de contar com 32 empresas apoiadoras e a parceria de diversas instituições ligadas ao comércio e indústrias locais.