Pesquisa aponta crescimento nos Indicadores Imobiliários de São Luís
O mercado imobiliário de São Luís mostrou que segue em crescimento em números de lançamentos e vendas de unidades, diferente do restante do país que tem apresentado números negativos. É o que aponta estudo dos Indicadores Imobiliários da capital do 4º trimestre de 2022, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.
Comparando o 4º trimestre de todos os anos anteriores, nota-se que em São Luís o maior número de unidades lançadas foi no ano de 2022 (2.644 moradias). Enquanto no Brasil o número de lançamentos caiu -8,6%, em São Luís houve um crescimento de 9%. E quando esse dado é específico para lançamentos de unidades verticais, temos um aumento de 57%. Outro ponto a ser citado é que 60% do estoque é da categoria econômico, além de serem considerados novos.
No que diz respeito às vendas, podemos fazer uma comparação com duas capitais vizinhas. Enquanto Teresina comercializa 600 unidades e Belém, com o dobro da população da nossa capital, vende 397, em São Luís esse número sobe para quase 1.500.
A pesquisa traça um perfil completo de toda São Luís e Região Metropolitana com dados sobre lançamentos, vendas, locais com crescimento para investimento, tipos de empreendimentos mais procurados e comercializados, entre outros pontos para entender o público e auxiliar na aplicação de capital.
“Nosso objetivo é alinhar junto aos empresários da construção civil e imobiliária, ferramentas que possam ser utilizadas para o crescimento do setor. A pesquisa é peça fundamental para entendermos o mercado e utilizar o conhecimento a favor da nossa atividade. Observamos que a nossa capital é a única que manteve saldo positivo em comparação as demais”, afirmou o presidente do SINDUSCON-MA, Fábio Nahuz.
Para o gerente de filial de habitação da Caixa Econômica Federal, Helvio Penha, o estudo é essencial para mostrar a força do setor. “Esse resultado aponta que a população vem acreditando nas empresas e no mercado, além de sentirem segurança para adquirirem seu empreendimento”, declarou.
O Consultor da Brain, Clauberth Barreto, ressaltou a importância da pesquisa para o setor. “Com os dados do estudo o empresário consegue direcionar melhor seu investimento, sabendo quais locais são mais propícios a terem resultados positivos. Além de conhecer o público-alvo, com suas preferências e poder de compra”, disse.
Os empresários que desejarem se tornar parceiros do SINDUSCON-MA para terem acesso à pesquisa completa, podem entrar em contato pelo telefone: (98) 99207-5842.