O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, falou sobre Fundos e Mercado Imobiliário no fórum Invest in Brasil na Expo Dubai 2020. A palestra foi realizada nesta segunda-feira (15/11) para um público de empresários internacionais, nos Emirados Árabes Unidos. Martins foi convidado pela Apex Brasil para falar sobre o tema aos investidores estrangeiros. A entidade integra a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no evento.
Martins apresentou os números da construção brasileira com o objetivo de mostrar as oportunidades de investimentos existentes no país. Um dos pontos abordados foi o desempenho do mercado imobiliário comparando os períodos de 2019 e 2020. Segundo ele, o ano de 2020 contou com 33,2% a mais de lançamentos, deu um salto de 3,9% nas vendas e de 4,8% de oferta final. Sobre o tema, o presidente ainda destacou os métodos de financiamento, com dados de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
No âmbito da habitação de interesse social, Martins ressaltou que o déficit habitacional brasileiro é de 7,8 milhões de moradias, sendo o Sudeste a região com maior demanda, com 2,9 milhões de moradias (38% do total). Dados do FGTS mostram que 500 mil moradias são construídas anualmente no país. “Seriam necessários mais de 20 anos para atender a necessidade de 11,4 milhões de moradias”, disse.
Sobre os fundos de investimento imobiliário (FIIs), foi apresentada a evolução do patrimônio líquido em dólares, que foi de U$ 36.641 no mês de setembro de 2021, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Martins ainda apontou os avanços legislativos nas áreas que fazem parte da indústria da construção. São eles: Lei 13.786, que reforça a segurança jurídica nos contratos; projeto que simplifica concessão de licenciamento urbano; projeto que simplifica e dá maior segurança no licenciamento ambiental e reorganização da Comissão Especial do Sistema de Registro de Imóveis.
O presidente da CBIC ainda apresentou dados sobre o mercado dos escritórios, do mercado logístico e a participação do e-commerce nas vendas do varejo.