Segundo Nahuz a medida beneficia tanto o mercado imobiliário quanto o consumidor
Na manhã desta quinta-feira (23), o presidente Fábio Nahuz concedeu entrevista para o telejornal da TV Mirante, Bom Dia Mirante, falando a respeito das novas taxas de juros para financiamento imobiiário indexadas à inflação. De acordo com Nahuz, essa mudança beneficia tanto o mercado imobiliário como o consumidor final que irá pagar uma prestação bem menor.
“Realmente é um alento para o setor da construção, essa nova opção de usar o PCA, medida que deve baixar a taxa de juros em mais de cinquenta por cento. Isso poderá oxigenar o nosso mercado, que perdeu nos último anos, mais de 60% da sua capacidade operacional. Vai ser alternativa de diminuição tanto dos juros quanto do tempo de financiamento. A taxa de juros, que hoje é de 11% deverá baixar para 5,5% ou 6% , pelo menos. Isso é importante, também, para o consumidor, que vai ter mais capital disponibilizado para a compra seu imóvel” afirmou.
O presidente disse ainda que enxerga a medida com otimismo, sendo esta uma alternativa útil para o crescimento do setor e que pode proporcionar resultados proveitosos para o segmento da construção civil.
“Estamos otimistas com esse lançamento, apesar dos percalços enfrentados. Em 2014 tínhamos 140 bilhões financiados por ano, essa taxa caiu para 40, em 2016. A expectativa é crescer, pelo menos 10%, um crescimento que ainda que seja tímido será um sinal de melhora, frente o momento crítico por que o setor passa. Essa é com certeza uma medida necessária e eficaz”, concluiu.