O evento é a maior ação de responsabilidade social empresarial do setor da construção civil.
Em 13 anos de ação, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil – SINDUSCON-MA em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI-MA tem cumprido sua meta no quesito atendimento e oferta de serviços no Dia Nacional da Construção Social – DNCS. A cada ano, as entidades conseguem atingir mais trabalhadores da construção civil seja por meio das mobilizações que acontecem nos canteiros de obra, durante o pré-evento, ou pela divulgação feita com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – SINDCONSTRUCIVIL-MA.
Na área de Saúde, atendimentos médicos com oftalmologista, clínico geral, dentista, além de testes rápidos de glicemia, exame de audiometria, preventivo, vacinação, massagem relaxante, além de distribuição de medicamentos. Nas áreas de Cidadania e Educação, emissão de RG e CPF, oficinas de Empreendedorismo, Panificação, Instalação Elétrica e Predial. No setor de Beleza e Estética, a ideia foi a de melhorar a auto-estima dos trabalhadores: corte de cabelo, escova, chapinha, limpeza de pele, orientação de maquiagem e design de sobrancelhas. Para as crianças, a área de Esporte e Lazer ofereceu pula-pula, pintura na pele e atividades lúdicas. Foram contabilizados 6.159 atendimentos, 1.031 pessoas participantes, além de 200 voluntários.
O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz agradeceu ao presidente da CBIC, José Carlos Martins por acreditar no DNCS e destacou que essa edição é emblemática, pois acontece em meio a um cenário de crise. “A ação acontece pois tem a participação de vários parceiros que se desdobram para estar aqui e oferecer ao trabalhador um dia exclusivo a ele, que tanto se dedica e que, muitas vezes, não tem tempo de cuidar de si”, ressaltou.
Além dos serviços oferecidos, o evento conta com uma programação repleta de atrações e atividades culturais, voltadas especificamente para os trabalhadores, como por exemplo, o tradicional show de talentos. O Boi de Maracanã, que é uma manifestação cultural do estado, também reúne muitos curiosos que apreciam o São João e que, durante a ação, tem a oportunidade de conhecer instrumentos como matraca, tambor onça, maracá e pandeirões. “Sou fã do São João e aqui pude aprender a tocar o maracá. Não esperava encontrar esse tipo de atração em uma ação social”, agradece dona Anunciação dos Santos, que é esposa de trabalhador aposentado da construção civil.
Para o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima a ação é o cumprimento do que o SESI tem como objetivo central que é o de promover saúde, segurança do trabalho e educação ao trabalhador da indústria e comunidade em geral.