A iniciativa é mais uma das ações realizadas pelo projeto Construindo Boas Práticas
Com a retomada das atividades, o setor da construção civil reforçou as medidas preventivas nos obras de construção. Em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), por meio do SESI, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Maranhão (Sinduscon-MA) tem realizado amostragens do índice de infecção por canteiro de obra, permitindo a identificação de possíveis casos de contágio e o desenvolvimento de medidas de contenção.
A iniciativa é mais uma das ações realizadas pelo projeto Construindo Boas Práticas, que iniciou no dia 20 de abril deste ano. De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o principal objetivo é monitorar e fazer um “raio-x” do setor da construção a fim de combater o novo coronavírus e preservar a saúde dos colaboradores.
“No primeiro momento o trabalhador passa por uma triagem com a enfermeira, depois é encaminhado para o atendimento com as técnicas de enfermagem. Nesta segunda etapa são feitos testes para detectar se aquele trabalhador tem ou já teve contato com o vírus, para que assim ele receba as devidas orientações sobre como proceder ao retornar para casa”, explicou a técnica de enfermagem, Regiane Moraes Figueiredo, a respeito do processo de testagem, durante uma ação realizada no Paço do Lumiar, na obra da Construtora Escudo, empresa associada ao sindicato.
As testagens começaram a ser realizadas no dia 20 de maio, logo após o período de lockdown. Até o momento, três obras já foram atendidas com o serviço preventivo. Além de servir como fundamento para que se desenvolvam métodos de contenção, as amostras serão analisadas com o objetivo de fazer um levantamento geral do índice de pessoas infectadas, na construção civil. O superintendente do SESI, Diogo Lima destacou que essa estatística é necessária para fornecer segurança, durante a fase de retorno.
Construindo Boas Práticas
O Construindo Boas Práticas é um projeto desenvolvido pelo Sinduscon-MA em parceria com a FIEMA, por meio do SESI e com o apoio do Sindconstrucivil. Com o intuito de preservar a saúde dos trabalhadores, o projeto desenvolve ações de prevenção e conscientização nos canteiros de obras, por meio do oferecimento de kits de higiene, apoio psicológico, instruções sobre cuidados preventivos, além de testes para identificar entre colaboradores assintomáticos aqueles que testarem IgG ou IgM positivo.