O Sinduscon Jovem – MA realizou, na noite dessa quinta-feira (09), o seu primeiro evento no ano de 2019, o bate-papo da construção civil, que aconteceu no prédio da FIEMA, às 18h. O evento teve como convidados, diversos profissionais de destaque na indústria da construção civil, dentro do estado do Maranhão, entre eles, Parmênio Carvalho Júnior e Brenno Santiago, representando a Canopus Construções, o presidente do CREA Jr – MA, Rômulo Silva, a diretora da Renatec Quadros, Naira Silva, e o professor, diretor da SENGE e da Upgrade engenharia, Murilo Reis.
A presidente do Sinduscon Jovem – Ma, Mariana Regadas, ressaltou que o evento se fez relevante por permitir uma maior aproximação entre estudantes e profissionais mais experientes e engajados no âmbito da construção.
“Sentimos que existe um distanciamento muito grande das universidades com a engenharia real, vivenciada no dia-a-dia, isso gera dúvidas e receios em alguns estudantes, e esperamos que o Bate-papo da Construção sirva de esclarecimento”, completou a presidente.
Dando início à cerimônia, o presidente interino do Sinduscon – MA, Edmilson Pires parabenizou a diretoria do Sinduscon Jovem e enfatizou a necessidade de se entender que a chegada do novo é inevitável, e por isso o apoio e estímulo à qualificação do corpo acadêmico se faz essencial.
O bate-papo foi conduzido pelo vice-presidente e diretor financeiro do Sinduscon Jovem – Ma, Ricardo Assunção, que explicou que o objetivo desta iniciativa foi tornar o sindicato ainda mais conhecido, em seguida apresentou as principais metas da organização, destacando as dificuldades pertinentes ao meio acadêmico, como por exemplo, a escassez de vagas para estágio, e completou sua fala afirmando que o foco do Sinduscon Jovem é atuar como um mediador entre a academia e o mundo laboral, transformando essas dificuldades em oportunidades.
O diretor da Canopus Construções, Parmênio Carvalho Júnior deu continuidade à roda de diálogos contando um pouco sobre a sua carreira na indústria da construção, e enfatizou as dificuldades que todo e qualquer empreendedor encontrará. “O começo não é fácil, e sim cheio de adversidades e obstáculos, contudo é necessário que se aprenda a trabalhar desde cedo”, afirmou Parmênio, que também apresentou alguns investimentos da Canopus, assim como o seu funcionamento.
Em seguida, o também representante da Canopus Construções, Brenno Santiago falou a respeito da demanda do mercado por mais gestores que técnicos, tendo em vista que esta é fundamental para toda organização. “Devido ao mercado agressivo, é necessário que toda organização tenha uma boa gestão, sendo assim de grande importância que haja mais gestores que técnicos. Dedicação, estudo e aprendizado são essenciais”, afirmou.
O diretor da Upgrade engenharia, Murilo Reis concordou afirmando que apenas o estudo e o trabalho podem modificar qualquer situação, e o presidente da CREA Jr – MA contribuiu como a ideia de que a proatividade é um requisito precípuo de todo profissional precisamente qualificado.
Ao final do evento, o Sinduscon Jovem – MA sorteou uma bolsa de estudo na Upgrade, para o curso de Orçamentos de Obras e Consultoria em Licenciamentos. A bolsa foi ofertada pelo diretor da Upgrade, Murilo Reis.