Uma ação implementada ao projeto nesta nova etapa é a realização de testes rápidos
Após o retorno do funcionamento da construção civil, o projeto Construindo Boas Práticas reiniciou, nesta quarta-feira (20), suas atividades. Para dar continuidade ao trabalho foi realizada uma visita ao canteiro de obras da Canopus Construções, empresa associada ao sindicato, onde foram oferecidos kits de higiene e orientações preventivas contra a Covi-19.
Uma ação implementada ao projeto nesta nova etapa é a realização de testes rápidos a fim de diagnosticar o estado de saúde dos trabalhadores. De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o principal objetivo é monitorar e fazer um “raio-x” do setor da construção com objetivo de evitar o avanço de casos de contágio por meio de ações de prevenção, nos ambientes de trabalho.
Para o superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima, o intuito é garantir aos colaboradores do setor condições de trabalho adequadas. “Estamos em parceira com o Sinduscon-MA buscando levar segurança tanto do ponto de vista sanitário quanto do de segurança no trabalho aos canteiros de obras, possibilitando o retorno às atividades, após o período de lockdown”, afirmou.
A Coordenadora de saúde e segurança do trabalho do SESI, Ana Carolina Bandeira destacou que é importante que as empresas recebam as devidas orientações sobre como assegurar a proteção dos trabalhadores e como agir em casos de funcionários contaminados pela Covid-19.
Na ocasião, o diretor de engenharia da Canopus Construções, Brenno Santiago, ressaltou as medidas desenvolvidas pela construtora desde o início da pandemia. Santiago mencionou a criação de um comitê de crise que coordenou o desenvolvimento de ações como aferição diária de temperatura, higienização dos ambientes, identificação do grupo de risco, divisão de turnos, além de orientações sobre higiene e uso de máscaras. O engenheiro completou afirmando que as ações têm apresentado resultados positivos.
O Construindo Boas Práticas é um projeto realizado pelo Sinduscon-MA, em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) por meio do Sesi-MA e com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sindcontrucivil). A iniciativa tem por objetivo preservar a saúde de seus trabalhadores por meio de medidas e orientações de prevenção a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.